A análise bioenergética emprega muitas técnicas e exercícios corporais ativos que ajudam a pessoa a fortalecer sua postura, aumentar sua energia, ampliar e aprofundar sua autopercepção e acentuar sua autoexpressão. Na análise bioenergética, o trabalho corporal procede coordenado ao processo analítico, tornando esta modalidade terapêutica uma abordagem em que o corpo e mente são combinados para o enfrentamento dos problemas emocionais. (Lowen, 1986).
Grounding é enraizar-se no planeta, contato com a realidade que nos torna a todos humanos, semelhantes, emocionais, capazes de amar e sentir dor, compaixão, alegria, prazer. É a realidade dos sentimentos, vivida no nosso corpo vivo e vibrante, não apenas como experiências mentais. Lowen nos legou a compreensão de que é possível desenvolver no corpo, através de exercícios, a capacidade de vibrar e com isso ir dissolvendo rigidez ao mesmo tempo em que vai criando condições para o tecido tolerar uma maior carga energética. Ao tolerar mais carga energética em movimento, nos tornamos capazes de sentir nossas emoções. (Odila Weingand)
O objetivo da terapia bioenergética é aumentar a autopercepção, autoexpressão e autoconsciência.
Quanto maior a autopercepção, maior a possibilidade de autoexpressão... quanto mais a autoexpressão for possível, mais contribuirá para a autopercepção.
Expressar-se emocionalmente é critério de saúde em Bioenergética
Depende da capacidade de autodomínio (posse de si mesmo), a qual, por sua vez, depende da autoconsciência. (Sandra Volpi)
CONEXÃO CORPO E MENTE
Copyright © 2024 CORPOEMENTE – Todos os direitos reservados.
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.