A Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC), é uma técnica segura que modula a excitabilidade cortical e vem ganhando popularidade crescente na pesquisa da neurociência humana em populações saudáveis e clínicas durante a última década. Os parâmetros de estimulação são ditados pelo objetivo a ser alcançado.
A ETCC modula a excitabilidade cortical por meio da aplicação de corrente continua transcraniana de baixa intensidade. É não invasiva, indolor, simples e de baixo custo. A ETCC modula a atividade neuronal excitando ou inibindo. A corrente elétrica de baixa intensidade aplicada ao escalpo atinge estruturas corticais e subcorticais. O tipo de efeito na excitabilidade cortical depende da polaridade da corrente. A anódica aumenta a excitabilidade cortical, enquanto a catódica a diminui.
Podemos usar a ETCC para tratar: acidente vascular encefálico (AVE ou AVC), ansiedade, apraxia da fala, autismo, bipolaridade, depressão, dislexia, doença de Parkinson, epilepsia, esclerose múltipla, esporte: concentração, performance, esquizofrenia. Fibromialgia, funções executivas, lesão medular, paralisia cerebral, zumbido, TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade), transtornos alimentares, entre outras.
A ETCC auxilia na recuperação de funções perdidas através da neuroplasticidade, que é a capacidade do sistema nervoso de se modificar e/ou adaptar, suas funções através do fortalecimento ou enfraquecimento de conexões sinápticas, e também, de restabelecer ou mesmo criar conexões entre redes neurais como resultado de uma experiência.
O que são funções executivas?
São um conjunto de habilidades que de forma integrada permitem ao indivíduo direcionar comportamentos a metas, avaliar a eficiência e a adequação desses comportamentos, abandonar estratégias ineficazes e resolver problemas imediatos. Fazem parte das funções executivas: memória operacional, controle inibitório e flexibilidade mental e cognitiva. São sub-componentes das funções executivas: alternância de tarefas, geração de hipóteses, resolução de problemas, formação de conceitos, raciocínio abstrato, planejamento e organização, estabelecimento de metas, fluência verbal, inibição, automonitoramento, iniciativa, autocontrole, controle atencional, antecipação, estimativa de tempo, regulação comportamental, senso comum, criatividade.
A ETCC promove mais facilmente a regulação de todas essas funções tão importantes para a promoção de um comportamento adequado e de sucesso.
É uma ferramenta coadjuvante e promissora para potencializar os aspectos cognitivos.
Maria Márcia Soares
CONEXÃO CORPO E MENTE
Copyright © 2024 CORPOEMENTE – Todos os direitos reservados.
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.